Cabelo Cacheado · Low poo · Manual No e Low Poo · No poo

Manual Básico de No e Low Poo – Tudo o que você saber pra começar.

Muitas meninas ainda têm dúvidas sobre o método No Poo.  Esse post tem a intenção de ser guia prático, com todas as informações básicas que você precisa saber sobre o método, as perguntas mais frequentes, e tudo o que você vai precisar para começar. Vamos lá?

post manualok

 

1 – Lavar o cabelo sem shampoo?

Para a maioria das pessoas o cabelo só fica realmente limpo se for lavado com shampoo. Mas, você já teve a sensação de que aquele shampoo que você usou “lavou demais” os fios, e deixou seu cabelo ressecado? Isso acontece porque os shampoos convencionais, com sulfatos, tiram muito mais do que só a sujeira e oleosidade dos fios.

Toda aquela espuma, criada pelos sulfatos, lavam junto com a sujeira os lipídios naturais do cabelo e do couro cabeludo, responsáveis por dar sedosidade aos fios e proteção capilar.

Quem tem cabelos lisos e ondulados não sente tanto esse dano, pois os fios são retos, e a oleosidade natural do couro cabeludo consegue chegar normalmente até as pontas dos fios.

hairtype

Devido ao padrão circular dos cabelos cacheados e crespos eles são naturalmente secos. A oleosidade natural do nosso couro cabeludo não consegue descer até as pontas. Ao usar um shampoo convencional nós não estamos apenas limpando o cabelo, e sim estripando toda a pouca oleosidade e hidratação que ele tem.

2 – Por que os nossos shampoos precisam conter esses sulfatos tão fortes?

Simples: pra limpar os petrolatos, parafinas, óleos minerais e silicones insolúveis que enchem os nossos condicionares, máscaras de tratamento e cremes de pentear. Esses ingredientes não são laváveis apenas com água, e precisam de um agente mais forte que faça essa limpeza.

3 – Por que esses componentes são tão ruins para o cabelo?

Com exceção dos silicones insolúveis (falaremos deles mais abaixo), todos esses ingredientes: parafinas, óleos minerais e petrolatos são bastante emolientes e muito baratos para as fábricas, porém eles não possuem NENHUM poder de hidratação.

Esses ingredientes funcionam como uma maquiagem. Eles dão a sensação de maciez aos fios, mas na verdade não passam hidratação nenhuma ao cabelo. Essa sensação dura somente até próxima lavagem, onde você vai usar um shampoo que vai estripar sua oleosidade natural e depois vai substitui-la com um condicionador cheio desses falsos hidratantes. Entendeu o ciclo vicioso?

A longo prazo esses petrolatos acumulam nos fios, entupindo os folículos capilares, o que  pode até prejudicar o crescimento saudável dos fios.

Além disso, esses petrolatos criam uma película em volta do fio, evitando a entrada de água e vitaminas no cabelo. O que acontece com um cabelo sem hidratação? Ele quebra! Quando você assistir a um comercial de cosméticos alegando que o benefício principal do produto é uma “película protetora” nos fios: desconfie! Certeza que ele está entupido de petrolatos.

4 – Qual é a diferença entre Low e No Poo?

A técnica No/Low foi desenvolvida pela criadora da marca Deva Curl (sz) Lorraine Massey, em seu livro Curly Girl.

lorraine (1)

A diferença entre as duas técnicas é basicamente: No Poo, você simplesmente para de usar shampoo. Esse produto é abolido da sua vida! Já no Low Poo, você continua usando shampoo, mas um sem sulfato, e em maiores espaços de tempo entre uma aplicação e outra.

Tem meninas que usam o shampoo uma vez por semana ou intercalando entre lavagens. Por exemplo: uma lavagem com shampoo sem sulfato, uma lavagem com condicionador (cowash), e assim por diante. A assiduidade vai depender mesmo da sua necessidade.

Quem segue o low poo NÃO precisa abolir os silicones insolúveis de seus condicionadores, máscaras e cremes de pentear. Eles não são destruidores como os petrolatos e parafinas, e conseguem ser removidos com um shampoo sem sulfato.

Quem segue o no poo, PRECISA abolir os silicones insolúveis, pois você vai passar a lavar o cabelo com condicionador, e somente o condicionador e a água não conseguem removê-los.

PS: Cowash = conditioner washing. Nada mais é do que lavar o cabelo com condicionador.

5- Ingredientes proibidos: 
Leia o rótulo com atenção  antes de comprar seu produto 🙂

  • No shampoo:

Proibidos
Sodium laureth sulfate (sodium lauryl ether sulfate – SLES)
Sodium laurilsulfate (sodium lauryl sulfate – SLS)
Ammonium Lauryl Ether Sulfate(ALES)
Ammonium lauryl sulfate (ALS)

Parcialmente liberados
(Não são sulfatos fortes, mas ainda podem ressecar demais o cabelo)

SODIUM LAURYL SULFOACETATE
DISODIUM LAURETH SULFOCCINATE

Liberado
SODIUM LAUROYL SARCOSINATE – Não é sulfato

  • No creme de pentear, máscara e condicionador:

Proibído para NO e LOW – Derivados de petróleo:
Petrolatum/petrolato
Mineral Oil/óleo mineral
Parafinum Liquid/parafina líquida
Vaselina

Silicones Não Solúveis em Água (Podem ser removidos com shampoo sem sulfato).
Liberados para Low Poo, e proibidos para No Poo:

Amodimethicone
Cetearyl methicone
Cetyl Dimethicone
Cyclomethicone
Cyclopentasiloxane
Dimethicone
Dimethiconol
Stearyl Dimethicone
Trimethylsilylamodimethicone
Simethicone
Polydimethylsiloxane
Methicone
Phenyl Trimethicone
Dimethylpolysiloxane

6 – Como começar?

Antes de começar a com a técnica é importante fazer uma limpeza bem profunda nos fios, para tirar todo o resíduo de petrolatos e parafinas dos seus cabelos.

Eu recomendo lavar o cabelo uma última vez com um shampoo COM sulfato, de preferência anti resíduos. Depois disso faça uma hidratação bem potente com uma máscara liberada para NO POO, ou seja, sem silicones, para repor a hidratação que você tirou com o shampoo.

Por que isso é importante? Se você simplesmente trocar seus produtos, sem fazer essa limpeza primeiro, aquela película criada pelos petrolatos ainda estarão nos seus fios, pois somente os sulfatos conseguem limpá-la. Essa película irá impedir a entrada de hidratação da mesma forma.

Depois dessa limpeza e hidratação, você pode começar normalmente a técnica, usando somente produtos liberados para low ou no poo, dependendo de qual você vai preferir seguir.

7 – É importante saber:

Acho importante mencionar que você não precisa necessariamente seguir uma técnica ou outra.

Hoje em dia eu sigo bem mais o no poo do que o low, porém alguns dos meus produtos preferidos contém silicones insolúveis. E eu não deixo de usá-los! Quando eu os utilizo tomo o cuidado de usar o shampoo sem sulfato na lavagem seguinte, para ter certeza de que todo o resíduo foi removido. Depois disso sigo com o no poo normalmente, até sentir vontade de usar meus produtinhos com solicones novamente.

Além disso, hoje em dia já existem os chamados “condicionadores limpantes” disponíveis no mercado, como o Cowash da Yamasterol, que contém na fórmula o “cocamidopropyl betaine” que consegue remover silicones insolúveis.

Vale lembrar também que o cabelo precisa de um tempo para se adaptar a técnica. Se você começou com o No/Low a pouco tempo e está pensando em desistir pois o resultado não está legal, espere um pouco. Continue até pelo menos um mês, para dar tempo do cabelo se acostumar.

9 – Dicas de produtos:

Shampoo Yamasterol Less Poo
Shampoo BioExtratus

Condicionador Yamasterol Cowash
Condicionador Tresemmé Perfeitamente Desarrumados
Condicionador Phytoervas Coco e Algodao
Condicionador Farmaervas Camomila e Amêndoas

Máscara Morte Súbita Lola Cosmetics
Máscara de Argan Lola
Máscara Bioderm Argan
Máscara Bioextratus Pós Progressiva

Creme de Pentear To de Cachos – Cachos dos Sonhos
Creme de Pentear Comigo Ninguém Pode
Finalizador Styling Cream Deva Curl
Creme de Pentear Super Cream

Espero que esse post tenha sido esclarecedor. Até o próximo!

Beijos.

 

Anúncios

3 comentários em “Manual Básico de No e Low Poo – Tudo o que você saber pra começar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s